quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ronaldo Fraga e o Rio São Francisco

Mais uma vez o estilista mineiro une a moda, as artes e a crítica. Com a exposição Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura popular, moda e história, que está no Palácio das artes, no centro de Belo Horizonte, Minhas Gerais. São dez instalações dividas em dez ambientes. A mostra vai passar por nove cidades brasileiras, a próxima será São Paulo e logo em breve Salvador, o que me deixa muito feliz.

Nessa exposição, Ronaldo dá sobrevida à coleção Verão 2009, que teve o rio São Francisco como tema. As obras exposta revelam o tom politico e a crítica social que Ronaldo Fraga quis passar. Ao alerta sobre a poluição das águas somam-se a poesia e a dor das pessoas que abandonaram sua cidade para dar lugar a hidréletrica. O queridissimo ator Wagner, cuja família foi a última a deixar a pequena cidade de Rodelas após uma inundação quando ainda era criança, participou da mostra com a criação e produção do vídeo exibido no ambiente Cidades submersas, juntamente com Samuel Rosa, Henrique Portugal, ambos da banda Skank e Fernanda Takai.

Interativa, a exposição convida o público a entrar no processo de criação desse maravilhoso estilista mineiro que sempre procura ligar seus trabalhos à aspectos da cultura brasileira.

Mais informações no site.

Quem quiser conferir o Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga, em Belo Horizonte, tem até o dia 28/11.













Ronaldo Fraga encostado na parede que contém o texto ABC do São Francisco, texto popular que fala de cada uma das principais cidades às margens do rio São Francisco, e ao fundo o ambiente "Memória e devoção" com seu teto de cruzes feitas de retalhos e suas paredes de fotos lembrando os ex-votos.















Wagner Moura abraçado a um dos vestidos do ambiente "A voz do Chico" ouvindo maria Bethânia declamar "Águas e mágoas do rio São Francisco" de Drummond













Henrique Portugal, Ronaldo Fraga, Wagner Moura Fernanda Takai e Samuel Rosa no ambiente "Cidades Submersas"




















A entrada da mostra traz mil peixes feitos de garrafa PET.














Ambiente "O gosto que o chico tem". referência aos mercados com seus cheiros, sabores e cores.















Vestidos da coleção "Rio São Francisco"

Nenhum comentário:

Postar um comentário